Na botânica existem certas espécies de plantas que possuem uma característica singular, a capacidade de “alimentar-se” de outros organismos, sendo denominadas de plantas carnívoras.
Essa capacidade, na verdade surgiu da necessidade de obtenção de nutrientes, uma vez que muitas destas plantas habitam regiões pobres em minerais. De modo geral, essas plantas continuam a realizar fotossíntese e realizam a “digestão” de organismos como fonte alternativa de energia.
A luminária Nefentes (direita) desenvolvida por Ricardo Leite (blogueiro do Clorofila Design) é inspirada na espécie homônima de planta carnívora (esquerda).
A inspiração para luminária surgiu da forma e estruturas da planta, onde a base e a haste de sustentação em metal cromado fazem analogia às folhas e caule, enquanto a cúpula em vidro fosco faz alusão ao jarro (estrutura específica deste gênero de plantas). O diferencial da luminária está na aba superior da cúpula, uma estrutura espelhada e articulada que permite o direcionamento do foco de luz.
Botânica e Design unidos.
:::....
:::....
Nenhum comentário:
Postar um comentário