Projetado para as Olimpíadas de 2008 sediada na China, o Beijing National Stadium ou Estádio Ninho de Pássaro como ficou conhecido é uma das maiores construções atuais da China.
O estádio foi planejado pela empresa de arquitetura Herzog & de Meuron e seu design foi originalmente inspirado nas cerâmicas chinesas, pois o estádio deveria remeter a grandiosidade da China, mas ao mesmo tempo possuir leveza. O resultado, um estádio construído com imensas vigas em metal e áreas vazadas que em muito se assemelha ao ninho de pássaros.
No projeto foram utilizadas 110.000 toneladas de metal e a mão de obra de 17.000 construtores.
O Centro Aquático Nacional de Beijing, popularmente chamado de Cubo D’água também foi projetado para as Olimpíadas de 2008. A empresa responsável pelo projeto foi PTW Architects e o design do Centro Aquático foi a união de idéias em que a equipe chinesa indicou como forma arquitetônica uma estrutura cubóide e a equipe australiana (PTW Architects) sugeriram a aplicação de bolhas para simbolizar a água.
As enormes bolhas do Centro Aquático assemelham-se estruturalmente à celulas vegetais e são feitas em ETFE (Etileno-tetrafluoretileno) um plástico que permite maior passagem de luz e calor, diminuindo em 30% a energia utilizada com iluminação e aquecimento da água do Centro Aquático de Beijing.
Arquitetura e Natureza.
:::.....
:::.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário