Clorofila

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portfólio >> Dispositivo Auxiliar de Marcha Bones

Os deficientes físicos são uma parcela da população que constantemente enfrentam dificuldades, seja pela própria deficiência ou pelas questões relacionadas a esta (despreparo de ambientes, de aparelhos e preconceito).

Desta forma, o designer e biólogo Ricardo Leite (blogueiro do Clorofila Design) desenvolveu um conceito de dispositivo auxiliar de marcha (muleta) inspirado em elementos da natureza e com princípios biônicos que apresentam melhorias funcionais e ergonômicas com relação aos aparelhos existentes.

O dispositivo auxiliar de marcha Bones utiliza de analogias ao sistema ósseo para propor as melhorias na forma, nos materiais e na usabilidade do aparelho.
Dentre as melhorias, destaca-se a possibilidade de dupla configuração do dispositivo nas versões axilar e canadense (figura 1); a forma curvada e revestida com material macio para maior conforto e a presença das esferas de segurança que impedem que o aparelho deslize da região das axilas (figura 2); a pega aderente e com a presença de um porta-objetos removível (figura 3); e o sistema de amortecimento baseado na estrutura e configuração da coluna vertebral (figura 4).

O conceito de dispositivo auxiliar de marcha Bones faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Ricardo Leite e foi divulgado em diversos eventos e palestras, com a publicação de um artigo científico no SIMPEP 2011 e palestras na Semana Tecnológica da Sociesc.

Biologia e Design unidos.

:::....

4 comentários:

  1. Nem preciso dizer que o blog está lindo e com um conteúdo super relevante...

    Divulga bastante hein!

    (Quando eu crescer quero ser igual a você:P)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ricardo;

    Meu nome é Anderson e sou aluno da engenharia mecânica na Sociesc.

    Parabéns pela palestra que ministrou na quinta feira, onde você demonstrou que tinha um grande dominio sobre o assunto, sendo uma apresentação impecável, e não falo só por mim, pois os comentários já na sexta feira, por parte dos demais alunos, só comprovam esta afirmação.

    Também quero dizer que o tema abordado serviu como uma fonte de inspiração. Desde o início do curso já vinha lendo sobre biomimética, sendo algo que eu almejava para o futuro nos trabalhos academicos que viria a desenvolver.
    Nem preciso dizer que, mesmo durante a paletra, comecei a viajar nesta grande gama de possibilidades.


    No mais é isso. Novamente parabéns pelo seu trabalho e blog, que possui muito material interessante.

    ResponderExcluir
  3. Parece legal!!! sou usuario de muletas, onde eu posso conseguir um par desses modelos?
    muletante@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Ramires sou portador de muletas gostei muito do modelo
    como faço para adquirir

    ResponderExcluir