Clorofila

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Eletrônicos >> Audição além do Alcance

Na natureza, ao longo do tempo, os animais evoluem  para melhor adaptar-se ao meio em que vivem.

Em ambientes com baixa iluminação, o sentido da visão fica comprometido, tornando-se um risco para espécies que precisam caçar e se defender de predadores. Para muitos animais como os golfinhos, morcegos e pássaros que habitam águas turvas ou cavernas essa é uma situação enfrentada diariamente e ao longo da evolução, estes desenvolveram a capacidade singular de “observar” o meio em que vivem através do som.

Esse sentido, denominado eco-localização, permite a esses animais que emitam sons de baixa freqüência que percorrem o ambiente ao redor e através do eco (retorno dos sons) obtenham um identificação 3D do meio.

 
Esse sentido é tão apurado que permite que os animais, especialmente o golfinho tenham a capacidade de “observar” objetos com diferentes densidades escondidos e reconhecer texturas em objetos.

O homem utilizou-se do princípio para desenvolver novas tecnologias como o sistema de radar (ondas eletromagnéticas ao invés de sons de baixa freqüência) de aeronaves, o sonar de navios e submarinos e até mesmo as máquinas de ultra-sonografia para exames clínicos.


 Bio-inspiração tecnológica.

:::....

Nenhum comentário:

Postar um comentário