Clorofila

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Artigos >> Definindo Biônica e Biomimetismo

Quando se comenta sobre Biônica, automaticamente nos vem à mente a aplicação de tecnologia na medicina para o desenvolvimento de membros artificiais, próteses e aparelhos médicos.


Porém a biônica não se restringe apenas á área da medicina, sendo que por definição a biônica é a transferência de atributos das formas vivas, para auxiliar na criatividade e no design industrial na geração de soluções em diversas ciências.

Já o termo biomimética (do grego bio = vida e mimesis = imitar) é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza para utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. De modo geral, a biomimética se utiliza de inspiração na natureza para desenvolvimento de soluções que satisfaça as necessidades humanas e garanta a sustentabilidade ambiental.

A biomimética observa a Natureza e procura estimular novas idéias para finalmente produzir sistemas sintéticos similares aos encontrados nos sistemas biológicos. Este estudo permite desenvolver ou aperfeiçoar novas soluções para diversas ciências, tais como a Química, a Física, a Informática, a Matemática e a Eletrônica.

Janine Benyus, ao longo de sua carreira em estudos e trabalhos define aspectos relevantes sobre a aplicação do biomimetismo.

>> Natureza como modelo: Estudar os modelos da natureza e imitá-los ou usá-los como inspiração, com o intuito de resolver os problemas humanos;

>> Natureza como uma medida: Usar o padrão ecológico para julgar a relevância e a validade das nossas inovações. Após bilhões de anos de evolução, a natureza aprendeu o que funciona, o que é mais apropriado e o que perdura;

>> Natureza como um mentor: Nova forma de observar e avaliar a natureza. Preocupar-se não no que podemos extrair do mundo natural, mas no que podemos aprender com ele.

Para visualizar um artigo científico sobre Biomimética no Desenvolvimento de Produtos acesse o link

Para visualizar um artigo científico sobre Biônica no Desenvolvimento de Produtos acesse o link

Nenhum comentário:

Postar um comentário